Instagram ganha videochamadas e adiciona ferramenta anti-bullying

/, Instagram, Redes Sociais, video/Instagram ganha videochamadas e adiciona ferramenta anti-bullying
instagram

A ferramenta de chat do Instagram vai passar a permitir videochamadas e, a partir desta segunda-feira, vai ter a possibilidade de filtrar comentários de bullying feitos aos utilizadores.

No F8, a conferência anual do Facebook para programadores, foram várias as novidades anunciadas, e o Instagram não ficou de parte. A aplicação detida pelo Facebook focada na partilha de fotografias e vídeos vai passar a ter a opção de videochamadas a partir do Direct, a ferramenta de chat para os utilizadores da rede social. Além disso, a subsecção ‘explorar’ vai ter um novo design, as histórias vão expandir-se para o Spotify e a rede social vai alargar a opção para censurar “comentários ofensivos” e assim minimizar os efeitos do bullying na plataforma.

A mudança mais relevante são as novas ferramentas de inteligência artificial que fazem a triagem de comentários ofensivos e que passam a ser capazes de detetar comentários de bullying. A opção para  impedir que alguns comentários apareçam no feed dos utilizadores, que pode ser desligada nas definições, foi lançada em 2017 como solução para tornar a experiência mais segura para os utilizadores.

Sendo o Instagram uma plataforma com bastante sucesso entre o público mais jovem, esta é uma das formas do Facebook para combater as críticas que recebe quanto aos casos de bullying feitos através da rede social. Em comunicado, o presidente executivo e co-fundador do Instagram, disse: “Proteger os nossos membros mais jovens é crucial para os ajudar a sentirem-se mais confortáveis”.

No entanto, o foco não foi só a segurança. A primeira novidade sobre o Instagram apresentada por Mark Zuckerberg foi em relação às videochamadas. Com cada vez mais utilizadores a utilizarem a ferramenta de chat na plataforma, o Facebook adiciona ao Direct uma opção que já disponibiliza noutros serviços da empresa, como o WhatsApp e o Messenger. Esta funcionalidade está já em testes e vai ser lançada “em breve”.

“Queremos criar uma melhor experiência e vamos lançar um redesign da plataforma”, anunciou ainda Mark Zuckerberg, ao divulgar o novo desenho da secção explorar. Esta ferramenta, que tem 200 milhões de utilizadores diariamente (o Instagram, ao todo, tem cerca de 800 milhões) mostra imagens e fotografias com base os gostos. Agora, com a mudança no layout, vai agrupar as preferências por secções temáticas para agrupar os conteúdos consoante a sua temática.

futuroinstagram

Ainda quanto à interface da app, o Facebook anunciou que as histórias vão ter, além de novos filtros de realidade aumentada, interação com outras aplicações terceiras como o Spotify ou a app da GoPro. A partir desta terça-feira, se o utilizador estiver a ouvir uma música na aplicação, vai poder partilhar diretamente nas histórias do Instagram.

Fonte: Observador